terça-feira, 6 de outubro de 2009

Entrevista do Chester- Ultimate Guitar

Confira entrevista que Chester concedeu a Ultimate Guitar:

O Linkin Park está fazendo o que muitas bandas se esforçam para fazer em suas carreiras: Desafiar todos os gêneros. O último álbum da banda, o Minutes To Midnight, criou uma espécie de zumbido que certamente poderia fazer de um álbum extremamente feliz ou nervoso. Abandonando o rótulo de “nu metal” que os acompanharam na sua estréia, os membros do Linkin Park provaram que eles não tinham intenção de criar cópias de carbono de seus discos anteriores.
O vocalista Chester Bennington teve essa idéia e ainda deu um passo muito grande. Com um arsenal de canções que não se ajustavam no estilo do som do Linkin Park, Bennington decidiu criar um projeto paralelo que se adequaria a qualquer estilo musical que viesse da sua maneira.
Misturando tudo, desde baladas pop a hinos do rock grunge, o novo projeto paralelo de Bennington, o Dead By Sunrise, tem sido produzido há vários anos. Apesar de suas letras serem inspiradas em coisas pessoais (tocando em temas como o divórcio e da dependência do álcool) certamente vai atrair a atenção da audiência, ele também deve ser notado por ser o cantor que abriu o fundamento musical para a maior parte do material, que desvia muito do processo de composição típica no Linkin Park. O primeiro álbum do Dead By Sunrise, Out of Ashes, chega às lojas em todos os lugares no dia 13 de outubro, e, entretanto, o vídeo do primeiro single da banda “Crawl Back In” estreou no dia 8 de setembro. Bennington recentemente falou com o escritor UG Amy Kelly sobre a sua transição para Dead By Sunrise e o muito esperado próximo álbum do Linkin Park.


UG: O conceito por trás Dead By Sunrise certamente parece ser totalmente única do seu trabalho passado. Alguma das canções originalmente foram destinados ao Linkin Park? Ou sempre teve a intenção de criar um projeto solo distintamente separada?

Chester Bennington: A idéia inicial era para essas músicas serem do Linkin Park. Inicialmente quando comecei a escrevê-las, houve diferenças óbvias. Elas estavam um pouco sujas. Elas tinham um pouco de violão. Elas estavam muito boas mas eles diziam: “Eu não sei de onde poderíamos usá-las, sem realizar mudanças nas músicas.” Eu disse, “Isso é bom. Concordo totalmente e você está certo. Este material é muito parecido com isso - mas é o que eu gosto de coisas assim”. Então, se tivesse 20 ou 30 outras músicas que eu meio que queria fazer e os caras estivessem apenas como “Ah, tudo bem”. Gostaria tivesse sido assim “Está bem. Vamos em frente. ”Todo mundo estava como, “Esta é uma grande canção. Eu só não sei o que podemos fazer com ela. Talvez você deve vendê-lo para outra pessoa?” Eu estava como” Isso é uma grande idéia. Vou vendê-la para mim!” Uma vez eu tive uma conversa sobre algumas músicas, era assim “Eu não sei se devemos continuar com essas conversas, porque essas músicas têm aquela coisa que as outras duas tiveram”. Ela só cresceu em uma compilação deste tipo de som. Agora eu sei como escrever para Dead By Sunrise e como escrever para Linkin Park.

E se você tivesse concebido as melodias, mesmo antes de escrever as letras?

Em alguns casos, sim. Provavelmente em cerca de 98 por cento de tudo o que eu escrevo, as melodias vêm em primeiro lugar. Eu sempre achei muito difícil se sentar para começar a escrever as letras, desde que eu era um garoto. Gostaria de sentar e escrever letras todo o dia. Então, eu teria 100 páginas de letras e quando eu ia a prática de banda, gostaria de trazer todas as minhas letras comigo. Gostaria de ser como, “Wow, olhem para tudo o que eu fiz. Estou botando pra fud**!”. Iria folhear todas as páginas para encontrar a que iria trabalhar como uma música em vez de escrever em cima de uma música. Eu não estava escrevendo para a melodia. Eu estava escrevendo melodias para as letras caberem na música. Com o Linkin Park, eu fiz o contrário. Nós nem sequer falamos das letras até que tenhamos a canção. Então, quando nós temos melodias, começaríamos a trabalhar na letra. Então teríamos melodias que iriam trabalhar com as letras e a melodia que invoca a história

Você já tem uma afinidade com o Ryan Shuck e com o Amir Derakh, do que seriam músicas perfeitas para o Dead By Sunrise? Quais seriam os bons ajustes neles, na sua visão?

Eu tenho sido amigo do Ryan e Amir por 10 anos - e amigos íntimos. Quando não estou em turnê com Linkin Park, eu estou com o Ryan e Amir. Temos planos hoje, onde nós estamos no mesmo barco. Eles são mais familiares do que qualquer outra coisa. Se eu estou em casa e eles estão por aí e eu toco músicas, Ryan faria algo como, “Que por** é essa?” Eu digo “Essa é uma canção que eu tenho.” Ele falaria “Você precisa fazer algo com isso”. Os caras já não estavam no Orgy e eles estavam começando com sua nova banda, o Julien-K. Foi mais ou menos como, “Nós podemos fazer isso se quisermos.” Quando estava na hora, meio que veio tudo junto.

Em sua página no MySpace há vários ebisódios que mostram as canções em versões acústicas. Existem alguns artistas que chamam canções como “seus bebês” e podem ter um problema com outros músicos que contribuem nelas. Depois que você escreveu a base das músicas, você achou que foi bem vinda as contribuições do Amir e Ryan?

Bem antes, eu havia escrito em meu violão. Somente eu com quatro acordes cantando a melodia. Se uma música é bom assim, você realmente não precisa ficar mexendo nela. Em um sentido, era como, “Não vamos complicar este material. Ele não precisa ser complicado”. Nesse clipe, quando eu disse:” Se eu posso sentar e tocar uma nota e nunca ter que trocar uma nota, a canção é boa porque a melodia é incrível e as letras são boas. Por que você tem que começar a jogar um monte de progressões nos acordes.´´Isso era uma espécie de meta. Não vamos discutir o que faz uma grande canção. Nesse sentido, estou muito preso ao que eu queria realizar. Eu ia para lá, sentava com a minha acústica, tocava os acordes e a melodia e depois saia o primeiro par de músicas. Ryan iria telefonar e dizer: “Ei, você se importa se começamos a brincar com essa coisa um pouco?” Eu disse: “Você é louco. Faça o que quiser. Eu quero que você faça tudo o que você pensa em fazer com a música. Eu quero ver como vocês vão finalizá-las”. Então, eles entraram e eles voltaram com a primeira versão de “Let Down”. Estava como “Amei isso. Isso é ótimo”. É usando esse estilo eletrônico/pop/estilo alternativo de música com este tipo de guitarra suja cantor/compositor de música. Se conseguirmos encontrar uma forma de equilíbrio, estamos criando algo especial.Há quase uma vibe de punk na música “Crawl Back In”. Quando você compara uma música como essa para uma dada faixa do Linkin Park, pode-se imaginar que houve uma abordagem muito diferente de composição.
Eu penso que há algumas coisas que são diferentes na forma como me aproximo de canções com o Dead By Sunrise, em oposição ao que eu faço com o Linkin Park. Meu papel no Linkin Park é entrar depois que a música é escrita e começar a cantarolar melodias até eu encontrar algo que seja bom. Com o Dead By Sunrise, posso ouvir nada na minha cabeça, sentar e tocá-la no violão. Se eu gosto, eu vou levá-la pra frente. Se é uma música muito suave, então eu vou trazê-la pra dentro. Eu não me importo se é folclórico e maduro.
Por exemplo, quando eu escrevi “Crawl Back In”, eu ouvi isso (cantando melodia) na minha cabeça. Estava como “Isso é legal”. Então, eu sentei e escrevi. Coloquei os pedaços juntos e as trouxe, e nós começamos a trabalhar nela. Era como “Eu gostei dessa coisa. Eu gosto do som dela. É legal”. Se você ouvir “Too Late” e “Crawl Back In”, eles são completamente diferentes. Eles são tão diferentes de tantas maneiras que não parece que eles poderiam estar no mesmo album. É um pouco de loucura. Se eu gostei disso, vou lá escrever. É basicamente assim como eu trabalho. Eu não me importo se uma música é uma música de death metal e a música seguinte é como uma balada pop.


Para o Out of Ashes, você trabalhou com o produtor Howard Benson, que nunca colaborou com o Linkin Park no passado. O que fez você escolher o Howard ao invés do Rick Rubin (produtor de Minutes To Midnight)?

Por um lado, Rick já estava trabalhando em outros dois projetos. Então, isso tirava um pouco dele do caminho certo. Além disso, eu só trabalhei com ele em Linkin Park e eu estou bastante confiante de que vamos trabalhar com ele novamente. Eu não queria fazer isso tantas vezes. Acho que isso é inteligente. Olhei para a lista de produtores que eu queria trabalhar e tempo é tudo. Estou no Linkin Park e que íamos começar a trabalhar em algo.
Howard estava na lista e disse que estava disponível para fazer isso e trabalhar nisso comigo. Eu tinha encontrado um par de produtores antes. Um que eu não quero dizer quem é porque eu não quero falar mal dele. Foi a reunião mais inspirada que eu já tive. Foi como “Uau. Eu preferiria cortar minha cabeça fora do que passar por isso de novo!”. O outro foi mais legal mas o cara também já estava em uma banda. O tempo não deixaria dar certo. Então eu me encontrei com Howard e ele mostramos o que estávamos fazendo. Ele estava animado com isso, ele queria trabalhar nisso, ele gostou da banda, ele gostou das pessoas na banda e todos nós falamos sobre o material. Ele foi inteligente sobre o funcionamento e como as canções vêm juntas. Nós fomos juntos nisso e foi como “Fuck yeah!”. Isso é o que você quer em um produtor. Você lá e “isso vai ser bom pra cara***. Mesmo que não tenhamos ideias e não temos canções, esse cara vai nos ajudar a encontrá-las”. Isso é o que você quer e é isso que nós fizemos com o Howard.
Você cobriu as letras do Dead By Sunrise com assuntos pessoais, incluindo o seu divórcio e o problema com o álcool.


Foi difícil falar sobre esses assuntos e estar com uma música que poderia ter sido particularmente difícil de escrever?

Acho que passar por isso foi difícil, mas eu sou muito bom em escrever sobre as coisas. Uma vez eu fiz sobre como ser abusado quando fosse uma criança, um monte dessas portas se abriram para mim. Agora eu posso escrever sobre qualquer coisa que eu quero. Ninguém sabia sobre isso, até aquele dia. Meus pais estavam como “O que?” Foi como “Ok, se eu posso escrever sobre isso, eu posso muito bem escrever sobre qualquer coisa”. Gostaria de dizer que eu não estava escrevendo músicas sobre os meus problemas particulares, enquanto eu estava indo através deles durante essa gravação. Eu estava escrevendo músicas sobre a queda no amor e eu meio que patinando em torno do assunto um pouco.
Depois que passei por tudo isso, foi quando eu comecei a escrever bem claramente e avancei com as músicas sobre o que eu passei. “Crawl Back In” fala sobre recaídas e o tão difícil que isso é. “Condemned” é sobre um caso de amor, com você se sentindo como uma merda. Era muito estranho para mim, porque essas idéias começaram a chegar. Eu não sei se eu poderia ter feito isso se eu estivesse no meio dela. Eu tento não mudar muitas coisas em minhas músicas. Se isso se trata de mim, então isso vem a mim. Se isso não acontecer, então eu vou esperar uns dias. Depois disso, deixo isso de lado. Não vale a pena.


Percebi que você toca guitarra e teclado em Out Of Ashes. Você tem usado esses instrumentos em qualquer um das últimas gravações do Linkin Park?

Acho que isso é uma coisa que a maioria das pessoas provavelmente não sabem sobre mim. Eu realmente posso tocar instrumentos. Eu não sou o melhor mas eu posso tocar bem o suficiente para escrever uma canção. Eu não sou um Mozart por qualquer forma mas eu posso colocar as coisas juntas para fazer boas canções. Eu escrevi algumas faixas de guitarra no que viria a se tornar uma sessão de demos. Eu toco um pouco de sintetizador, também.

Você se vê tocando sintentizadores ou guitarra nos futuros álbuns do Linkin Park?

Há alguns músicos bastante sérios no Linkin Park. Há momentos durante uma sessão de Linkin Park que eu vou dizer: “Ei, nós podemos mudar esta parte?” Na “Shadow of the Day”, há uma parte da guitarra no final da canção. Entrei no estúdio e Brad estava lá há dois dias seguidos. Eu disse: “Como você está fazendo?” Ele disse: “Eu não posso fazer isso. Não posso quebrar o código dessa vez”. Eu disse”Toque isso pra mim. Eu quero ouvir no que você está trabalhando”. Ele fez isso e eu “eu tenho uma idéia”. Eu vou no outro quarto, toco uma parte no piano e eu disse “Toque isto”. Ele fez isso e é isso o que temos mantido. Isso é o que fazemos. Isso é sobre o que é estar em uma banda. Brad disse: “Ah! Por que não poderia ter vindo aqui há dois dias atrás?”, disse, “porque estava suposto para acontecer agora”.

O próximo disco do Linkin Park será lançado até 2010 mas você pode nos dar alguma idéia do que iremos ouvir? Eu li uma citação de Mike Shinoda afirmando que o álbum será “genre-busting” (fora do normal, que rompe todos os gêneros).

Mike, com esse comentário, em cada entrevista que eu fiz, eles me perguntaram especificamente sobre essa citação! Valeu Mike! Da minha perspectiva, eu concordo com ele. O Linkin Park está por aí, o mais difícil é encontrar um lugar que se encaixe melhor. Nós somos uma banda pop? Somos um grupo de rock alternativo? Somos um ato de rock moderno? Somos um grupo de metal? Ou somos alguma outra coisa? Ninguém sabe o que diabos está acontecendo com a gente mais e eu acho que isso é algo que irá nos impulsionar a ser uma banda melhor no futuro. Acho que isso nos diferencia.
Eu acredito que este álbum definitivamente vai ajudar a tornar a ser mais difícil para que as pessoas entendam. Em termos de como ela soa, nós temos 40 canções. Um punhado delas são incríveis. Uma dúzia ou mais são muito bons, e o resto poderia ter potencial. Os que é bastante incrível e todas se parecem muito como “Enquanto as letras são grandes, a canção é uma obra-prima” - elas realmente são boas pra cara***. Da minha perspectiva, quando eu as ouvi, não posso acreditar que estou nessa banda. Não posso acreditar que este é o material que eu sou parte de várias tomadas de decisões. Estou compartilhando o mesmo palco com algumas das pessoas mais talentosas do mundo e tem um dos melhores produtores da história da música. Estamos a fazendo coisas inovadoras e é muito estranho para ser parte disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário